Novo RG substitui cinco documentos e pode facilitar entenda em oos países
0
09:19
foto:rede sociais
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que chega a mais nove unidades do SAC no interior da Bahia, permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, vale apenas o novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificar a autenticidade dos dados.
O novo RG ainda faz parte do plano do Governo Federal maior integração com outros países da América Latina. Os cidadãos brasileiros têm a possibilidade de usar a identidade como documento único, economizando tempo e recursos ao lidar com diversas instituições.
O cenário é viável por causa da inclusão de um código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo encontrado em passaportes, no novo documento. Ele facilita a leitura automática da identidade, gerando uma passagem mais ágil na fronteira, principalmente em países do Mercosul, a exemplo de Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru.
por:Atarde