Débora do Batom: baiana de Irecê se torna símbolo de polêmica sobre anistia na Câmara
0
06:35
Débora Rodrigues dos Santos, natural de Irecê (BA), ficou conhecida nacionalmente após pichar com batom a frase “perdeu, mané” na estátua da Justiça, em frente ao STF, durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A frase remete a uma declaração do ministro Luís Roberto Barroso e viralizou na época.
Acusada de cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado e dano ao patrimônio público, Débora passou dois anos presa em Rio Claro (SP) e atualmente cumpre prisão domiciliar em Paulínia, interior de São Paulo, ao lado do marido e dos dois filhos. Ela está proibida de dar entrevistas, usar redes sociais ou receber visitas que não sejam da família ou advogados.
O julgamento do seu caso no STF foi suspenso após pedido de vista do ministro Luiz Fux, que questionou a severidade da pena proposta, de 14 anos. O caso de Débora se tornou central na discussão sobre a possível anistia a envolvidos nos atos antidemocráticos.
Seu marido, Nilton Santos, desabafou sobre o abandono da família: “É nós por nós”. Segundo ele, a família vive apenas do seu trabalho como pintor e não tem recebido qualquer apoio psicológico ou material.
Fonte.Irecê Acontece