Masculinidade em jogo: por que homens relutam em adotar carros elétricos?
0
10:12
Você, homem, já se perguntou o porquê de não gostar dos carros elétricos? A maioria pode dizer que é pela falta do ronco do motor ou pela “falta de graça”. Mas, para um pesquisador americano, a resposta tem a ver com a masculinidade.
Mike C. Parent, pesquisador da Universidade de Austin, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa com 400 homens entre 18 e 85 anos. Ele queria entender a relação entre suas atitudes em relação aos carros e sua percepção como homem na sociedade. O estudo revelou que 40% dos entrevistados evitam os carros elétricos pois acham que isso afeta sua masculinidade. Confira também a lista com os 10 carros mais econômicos para 2025.
O conceito de contingência da masculinidade
Parent utilizou a abordagem de “contingência da masculinidade” para entender como ela influencia os hábitos de consumo dos homens, afetando a autoimagem. Ela traça um paralelo entre a autoestima do homem e o senso de masculinidade, que pode ser alterado pela percepção de outras pessoas sobre o que é “coisa de homem”.
Por que os homens evitam carros elétricos?
Muitos homens associam os carros elétricos a uma imagem menos agressiva. Décadas de marketing sempre ligaram carros a gasolina a potência, fumaça e manchas de óleo. Já os elétricos, por outro lado, transmitem uma imagem mais suave e, para muitos, menos masculina.
Os aspectos atrativos dos carros elétricos
Créditos: depositphotos.com / kasto
Apesar de não se sentirem “homens” dirigindo carros elétricos, o pesquisador descobriu um dilema interessante. A rápida aceleração e a inovação tecnológica dos elétricos fascinam o público masculino, mesmo que esses atributos estejam associados aos carros elétricos.
Como o marketing pode mudar percepções?
Alguns fabricantes tentaram adicionar sons de motor aos seus elétricos, mas convenhamos, não enganam ninguém e podem até prejudicar a imagem desses veículos. O marketing desses carros não visa um sexo ou orientação sexual específico, mas sim quem tem dinheiro para pagar.
Apesar disso, há quem esteja tentando fazer diferente, como a Tesla com a Cybertruck. A estratégia de marketing deste veículo é ser robusta, forte e até indestrutível, algo pouco comum aos carros elétricos.
O futuro dos carros elétricos e a masculinidade
Agora, a questão é se essa abordagem realmente convenceu o público masculino. Será que a masculinidade está mudando com a evolução tecnológica ou ainda se mantém presa a imagens do passado? Resta esperar e ver como a sociedade irá definir essa questão nos próximos anos.
Por Terra Brasil