Nesta quinta-feira, 18 de julho, um homem identificado como Thomas Douglas Araújo dos Santos Silva, conhecido como ‘Patolino’, foi morto durante um confronto com forças policiais na cidade de Capim Grosso, na Bahia. Ele era apontado como líder de uma facção criminosa atuante na região de Jacobina e integrava o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
O confronto envolveu equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, além das Polícias Militar (Cipe Caatinga) e Civil (Depin). Segundo informações oficiais da SSP-BA, Patolino estava envolvido com tráfico de drogas e armas, homicídios, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.
Durante a operação, foram apreendidas com o suspeito uma submetralhadora calibre 40, uma espingarda calibre 12, uma pistola, carregadores, munições, um colete tático balístico, drogas e uma balança de precisão. As investigações indicavam que ele planejava ataques contra integrantes de uma facção rival na região Norte do estado.
O coordenador da FICCO Bahia, delegado federal Eduardo Badaró, destacou a importância da integração das forças de segurança para evitar possíveis ataques planejados pelo suspeito. "Ação conjunta resultou na retirada de três armas de fogo que seriam utilizadas em crimes graves contra a vida, visando impactar negativamente diversas comunidades", afirmou.
As operações contra o crime organizado na Bahia seguem como prioridade, conforme enfatizado por Badaró, que ressaltou o compromisso contínuo das autoridades em reduzir os índices criminais no estado.
Foto: SSP