{ads}

CBPM firma acordo para fomentar o desenvolvimento socioeconômico na Bahia

Entre as ações principais, a contratação da mão de obra local para as novas indústrias aportadas na Bahia a partir do SineBahia


Na tarde desta terça-feira (23) foi marcada por um grande avanço para a mineração do estado. A Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração assinou Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) e a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), com o objetivo de promover, conjuntamente com esses órgãos estaduais, o desenvolvimento socioeconômico de toda a Bahia através da atividade minerária.

Entre as ações principais, a contratação da mão de obra local para as novas indústrias aportadas na Bahia a partir do SineBahia, a expansão do abastecimento de gás para áreas com atividade mineral no interior do estado, além de priorizar o uso eficiente de tecnologia, a fim de promover ganhos em agilidade, produtividade, transparência, sustentabilidade e redução de custos.

Durante a cerimônia de assinatura, realizada na sede da empresa, nesta terça, o presidente Henrique Carballal destacou a importância das ações transversais de governo. “Muitas ações que vão promover o avanço só são possíveis se a gente tiver como aliados outros órgãos de estado”, afirmou.

Ainda segundo o presidente, a parceria com a Setre vai permitir preparar a população para estar apta a trabalhar nessas indústrias que estão chegando. Com a Bahiagás, será possível apontar onde é preciso avançar com o serviço de gás. E a SEI auxiliará a CBPM no caminho que precisa fazer para alcançar o objetivo maior do Governo, de colocar em primeiro lugar o desenvolvimento. “Não existe desenvolvimento econômico sem o social”, completou Carballal.

Para o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, é preciso fortalecer as ações intersetoriais para dar respostas concretas para a população. “Precisamos acabar conhecer os impactos de nossas políticas para o povo baiano”.

Com a transição energética, a Bahia está no rumo de produzir cada vez mais minerais verdes, sem a produção de gás carbônico e sem o comprometimento do meio ambiente. Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, é preciso aproveitar essa janela de oportunidades para desenvolver ainda mais o setor.

Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), reforçou a importância da união dos órgãos e empresas na busca do fortalecimento da economia. “A mineração está presente em tudo. Não existe transição energética sem a mineração. Faço votos que a Bahia continue na rota do desenvolvimento, e tem total apoio da Fieb”.

“Estamos com a missão de interiorizar o desenvolvimento, para que não tenhamos o crescimento do PIB apenas na região metropolitana. Esta é mais uma das diretrizes do Governo do Estado. Temos que usar o conhecimento, a tecnologia e a inovação para atender esse segmento da forma mais eficiente possível”, afirmou Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás.

O ato desta terça reforça o novo papel da CBPM de pensar não apenas na pesquisa mineral, mas principalmente no depois. “Esse ato revela a atuação da CBPM fora além da pesquisa. É o que vamos deixar de legado em relação ao desenvolvimento social onde tem áreas de pesquisa e exploração”, concluiu o diretor técnico Manoel Barreto.

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.